Tudo sobre o FIRE

No artigo de hoje, vou dar a conhecer e tentar explicar, da melhor forma possível, o que é e em que consiste o movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early). Vamos lá!

O que é o FIRE

Muito resumidamente, o FIRE, acrónimo de Financial Independence, Retire Early (traduzido para português: independência financeira e reforma antecipada), consiste em poupar, trabalhar e viver uma vida muito regrada durante alguns anos (os peritos apontam para entre 10 a 15 anos) da vida ativa para que, desse modo, seja possível antecipar a reforma, atingindo assim a independência financeira. Entende-se por independência financeira quando possui ativos suficientes para cobrir as suas despesas anuais, considerando a taxa de utilização de 4% (de seguida já explico melhor a regra dos 4%) do valor acumulado, sem necessitar de trabalhar (pode calcular aqui);

História do movimento FIRE

O movimento FIRE começou, no ano de 1992, com um livro chamado Your Money or Your Life (traduzido para português em 2020 – O Dinheiro ou a Vida) de Vicki Robin e Joe Dominguez. Mais recentemente, o movimento explodiu vivamente através das partilhas do Mr. Money Mustache no seu blog. Desde então, o movimento tem crescido de uma forma verdadeiramente impressionante em todo o mundo e são cada vez mais os Millennials (e não só) a procurar a tão desejada reforma antecipada.

Conceitos chave do FIRE

O movimento FIRE assenta em quatro pilares basilares:

  1. Redução ao máximo das despesas através da frugalidade e da criatividade na gestão das despesas;
  2. Consumo sustentável e ambientalmente responsável;
  3. Poupança e investimento de uma percentagem significativa dos rendimentos durante os anos de trabalho;
  4. Independência financeira e possibilidade de reforma antecipada, vivendo dos ativos acumulados.

Como se calcula o FIRE e Regra dos 4%

O movimento FIRE está alicerçado num estudo feito pela Universidade Trinity (Texas), nos Estados Unidos da América, que também é conhecido pela regra dos 4%.

Em primeiro lugar, tem de calcular quanto dinheiro precisa para viver por ano (alimentação, alojamento, roupa, bens essenciais, saúde… deve englobar tudo neste cálculo!!!), multiplicando depois esse valor por 25. O resultado final, será o montante que precisa de juntar de forma a atingir a independência financeira.

Não entendeu bem? Considere o seguinte exemplo prático: se precisa de 800 euros por mês para TODAS as suas despesas, multiplicando esse valor pelos 12 meses do ano dá um valor total de 9.600 euros. Continuando o cálculo e multiplicando 9.600 euros por 25, obterá um total de 240.000 euros. Neste exemplo, o objetivo passa por conseguir juntar 240.000 euros o quanto antes e, durante esse período de poupança, ir investindo esse dinheiro em produtos financeiros (por exemplo, em ETFs, ações ou, até mesmo, em investimentos imobiliários).

O facto de possuir esse montante de dinheiro aplicado neste tipo de investimentos, permitir-lhe-á um resgate anual (seguro) de 4%, que equivale aos 9.600 euros que precisa anualmente (continuando com o exemplo de quem vive com 800 euros mensais).

De acordo com o Estudo Trinity, a rentabilidade anual destes investimentos suporta o resgate de 4% ao ano, permitindo que o dinheiro continue a crescer, mesmo com o levantamento anual (o nome oficial é taxa segura de retirada).

Concluindo

Agora que já ficou a saber o que é e em que consiste o famoso movimento Financial Independence, Retire Early (FIRE) e, acima de tudo, como calcular o valor necessário para atingir a tão desejada independência financeira (segundo este “estilo de vida”), agarre na sua calculadora, determine as suas despesas mensais com exatidão e descubra qual é o valor que precisa de juntar para atingir o seu FIRE. O valor dos seus cálculos é demasiado grande? Não se preocupe! Divida esse valor em pequenas metas e tente atingir cada uma delas aos poucos e poucos. E não se esqueça, comece a investir o seu dinheiro assim que lhe for possível (aproveite e leia o artigo “7 formas de investir com pouco dinheiro“). O importante é começar, o quanto antes!

Reply